Quem é Deméter?

Na mitologia grega Deméter  é a deusa da agricultura .
http://meszreverbera.blogspot.com.br/2015/05/mitologia-grega-i-os-doze-deuses.html
“A grande deusa Deméter, a Mãe da Terra, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano, regente de toda natureza e protetora das jovens criaturas indefesas. No mito grego Deméter amadurecia anualmente o trigo dourado, ao final do verão, as pessoas lhe ofereciam agradecimentos pela fertilidade da terra. Deméter reinava os ciclos ordenados da natureza e a vida de todas as coisas em crescimento.


http://takebackhalloween.org/demeter/

Ela preside a gestação e o nascimento da nova vida, abençoando os rituais de casamento como veiculo de continuidade da natureza. Deméter é uma deusa matriarcal [...] Dizem que ela ensinou aos homens as artes de arar e de semear a terra e, as mulheres a arte de moer o trigo para fazer o pão.”

Duas cartas de Xena-como Demeter de Mythic Oracle Carisa Mellado & Michele-lee Phelan



Escolhi  essa deusa para representar a cena do blog em que quero compartilhar uma das atividades que me dá muita alegria, plantar, cuidar  e colher!! A cada fruto que vejo crescer aumenta a vontade de compartilhar  o aprendizado que adquiri, que não são muitos, espero mais aprender aqui do que ensinar, trocar.

Demeter em sabedoria feminina Antiga por Kay Stevenson & Brian Clark
fonte:  http://www.mundos-fantasticos.com/en/myths/demeter/
 

 





















 

Comentários

Postar um comentário

obrigada pela visita !Seu comentário é muito importante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Biscoitos da Alegria, receita de Hildegard

compota de ora pro nobis

A Menina e o Pássaro Encantado